segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Conta a Sagrada Escritura que Isaías ouviu a voz de Deus, que dizia: “Quem enviarei eu? E quem irá por nós”? O profeta reagiu prontamente: “Eis-me aqui, envia-me a mim”. E o Senhor disse a Isaías: “Vai e fala a este povo” (Is 6, 8-9).
Isto aconteceu por volta do ano 740 antes de Cristo, quando Isaías tinha 25 anos. Durante 40 anos o jovem, por Deus encantado, exerceu a missão profética em favor de seu povo.
Agora, 2.743 anos depois, a Igreja de Deus proclama a necessidade de uma vigorosa ação missionária em nossas comunidades. Existe uma preocupação especial com a juventude, atingida pelo fenômeno da globalização com seus valores e contra-valores.
Muitas lideranças adultas se dizem cansadas, envelhecidas, desanimadas. A Pastoral de Juventude se apresenta com seu projeto de “Missão Jovem”. Como quem diz: “As missionárias e os missionários de hoje somos nós. Sobre nossas frontes correu a água do Batismo. Fomos consagrados a Deus e portanto somos a juventude do Senhor. Em decorrência de nossa missão batismal, cabe-nos o envio às comunidades em nome do Senhor da Igreja.
Nossas comunidades necessitam de uma nova evangelização, com novo ardor e novos métodos, como quer o sucessor do Apóstolo Pedro. Nosso protagonismo juvenil nos desafia a sermos as apóstolas e os apóstolos, isto é, “os enviados” de nosso tempo, como o jovem Isaías nos tempos de antanho.
Justamente nesta semana acontece em São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, o Congresso Missionário em preparação à Missão Jovem. Saúdo em nome da Igreja, os jovens do Congresso Missionário. Auguro a presença, o ardor, a luz, o fogo, o vento, a inspiração e o vigor do Espírito Santo.
Vocês são o presente e o futuro da Igreja e da sociedade. Resistam à indiferença, ao conformismo, à passividade, à mediocridade e à covardia.
Cristo ama vocês, jovens, e caminha com vocês. Cristo desafia vocês a trabalhar com ele, a seguir seu estilo de vida, a espelhar no rosto juvenil o rosto de Cristo, a transformar nossa história em reino de esperança, de amor, de justiça e de paz. É a vocês que a Igreja de Deus fala: “Vai, juventude, e fala a este povo”.

Publicado pela CNBB em 11/10/2003

Dom Sinésio Bohn
Bispo de Santa Cruz do Sul

Nenhum comentário: